Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB quer o fim da Eutanásia em animais resgatados.

    há 4 anos

    A Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/Conselho Federal, reuniu-se nesta quinta-feira (30) para deliberar sobre a proposta do Governo de implementar definitivamente a Eutanásia no país.

    Na reunião virtual foi aprovada a inclusão, prevista em Lei, da OAB como “Amicus Curiae” no Processo, uma espécie de “Amigo da Corte”, em que a instituição seria responsável em fornecer dados técnicos para o julgamento final do caso.

    Reynaldo Velloso, presidente da Comissão, explicou que o “Código de Processo Civil em seu artigo 138 determina os pressupostos do Amicus Curiae: a matéria tratada, a especificidade do tema objeto da demanda; e repercussão social da controvérsia, que inclusive certamente teremos”, finaliza.

    Participaram representantes de todas as Comissões de Animais da OAB no país.

    No último dia 23/4, Advocacia Geral da União (AGU) entrou com documentação no Supremo Tribunal Federal solicitando a cassação da Liminar concedida pelo Ministro Gilmar Mendes que proíbe a Eutanásia em todo o país.

    No Documento de Informações a AGU argumenta o risco à Saúde Pública e a Covid-19. E argumenta também que o abate controlado de alguns animais por parte da Administração Pública Federal possui a finalidade de proteger a saúde pública e sanitária e não promover maus-tratos.

    A OAB discorda e argumenta que existe norma expressa de proteção aos animais na Constituição.

    Para Reynaldo Velloso a Eutanásia deve ser extinta no Brasil: “Parabenizo o Ministro Gilmar Mendes que concedeu a Liminar e relatou de forma enfática que a Constituição Federal possui norma expressa que impõe a proteçâo a fauna e proíbe qualquer espécie de maus-tratos aos animais.”

    “Nos Autos Processuais fica expresso que o entendimento do governo em priorizar a Eutanásia é inconcebível, pois contraria a Constituição, tendo em vista que ao invés de proteger os animais apreendidos em situação de maus- tratos permite a crueldade, desrespeitando a dignidade e a vida dos animais. Um absurdo”, completou Velloso.

    O Ministro Gilmar Mendes deferiu a Liminar nos seguintes termos:

    Ante o exposto, com base no art. 5o, § 1o, da Lei 9.882/99, e art. 21, V, do RISTF, defiro a medida cautelar pleiteada para:

    a) determinar a suspensão de todas as decisões administrativas ou judiciais, em âmbito nacional, que autorizem o sacrifício de animais apreendidos em situação de maus-tratos;

    b) reconhecer a ilegitimidade da interpretação dos arts. 25, §§ 1o e da Lei 9.605/1998, bem como dos artigos 101, 102 e 103 do Decreto 6.514/2008 e demais normas infraconstitucionais, que determina o abate de animais apreendidos em situação de maus-tratos.

    Agora o embate será para manter a Liminar até o dia do julgamento final ainda sem data marcada.

    A OAB se prepara para a batalha jurídica no Plenário do STF onde pretende extinguir a prática da Eutanásia em animais resgatados em situações de maus-tratos.

    Protetores e ativistas pelo Bem Estar dos animais aguardam ansiosamente o desfecho da questão.

    a reunião virtual contou com a participação dos presidentes das Comissões Animais da OAB de todo o brasil e convidados veterinários, biólogos e técnicos.


    • Publicações163
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações134
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-quer-o-fim-da-eutanasia-em-animais-resgatados/869353525

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)