Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB quer o fim da Eutanásia em animais resgatados.

    há 4 anos

    A Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/Conselho Federal, reuniu-se nesta quinta-feira (30) para deliberar sobre a Eutanásia no país.

    Na reunião virtual foi aprovada a inclusão, prevista na legislação vigente, da OAB como “Amicus Curiae” no Processo, uma espécie de “Amigo da Corte”, em que a instituição seria responsável em fornecer dados técnicos para o julgamento final do caso.

    Reynaldo Velloso, presidente da Comissão, explicou que o “Código de Processo Civil em seu artigo 138 determina os pressupostos do Amicus Curiae: a matéria tratada, a especificidade do tema objeto da demanda; e repercussão social da controvérsia, que inclusive certamente teremos”, finaliza.

    Participaram representantes de todas as Comissões de Animais da OAB no país, além de especialistas convidados, como biólogos, veterinários e outros técnicos.

    No último dia 23/4, Advocacia Geral da União (AGU) entrou com documentação no Supremo Tribunal Federal solicitando a cassação da Liminar concedida pelo Ministro Gilmar Mendes que proíbe a Eutanásia em todo o país.

    No Documento de Informações a AGU argumenta o risco à Saúde Pública e a Covid-19. E argumenta também que o abate controlado de alguns animais por parte da Administração Pública Federal possui a finalidade de proteger a saúde pública e sanitária e não promover maus-tratos.

    A OAB discorda e argumenta que existe norma expressa de proteção aos animais na Constituição.

    Para Reynaldo Velloso a Eutanásia deveria ser extinta no Brasil ou restrita a casos excepcionalíssimos, como a morte iminente devidamente comprovada: “Parabenizo o Ministro Gilmar Mendes que concedeu a Liminar e relatou de forma enfática que a Constituição Federal possui norma expressa que impõe a proteçâo a fauna e proíbe qualquer espécie de maus-tratos aos animais.”

    Nos Autos Processuais fica expresso que o entendimento em priorizar a Eutanásia é inconcebível, pois contraria a Constituição, tendo em vista que ao invés de proteger os animais apreendidos em situação de maus- tratos permite a crueldade, desrespeitando a dignidade e a vida dos animais.

    O Ministro Gilmar Mendes deferiu a Liminar nos seguintes termos:

    Ante o exposto, com base no art. 5o, § 1o, da Lei 9.882/99, e art. 21, V, do RISTF, defiro a medida cautelar pleiteada para:

    a) determinar a suspensão de todas as decisões administrativas ou judiciais, em âmbito nacional, que autorizem o sacrifício de animais apreendidos em situação de maus-tratos;

    b) reconhecer a ilegitimidade da interpretação dos arts. 25, §§ 1o e da Lei 9.605/1998, bem como dos artigos 101, 102 e 103 do Decreto 6.514/2008 e demais normas infraconstitucionais, que determina o abate de animais apreendidos em situação de maus-tratos.

    Agora o embate será para manter a Liminar até o dia do julgamento final ainda sem data marcada.

    A OAB se prepara para a batalha jurídica no Plenário do STF onde pretende extinguir a prática da Eutanásia em animais resgatados em situações de maus-tratos.

    Protetores e ativistas pelo Bem Estar dos animais aguardam ansiosamente o desfecho da questão.

    A reunião virtual, que aconteceu durante cerca de 3 horas, contou com a participação dos presidentes das Comissões Animais da OAB de todo o brasil e convidados veterinários, biólogos e técnicos.

    • Publicações163
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2957
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-quer-o-fim-da-eutanasia-em-animais-resgatados/838444943

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Nossos mais sinceros agradecimentos a CPDA-OAB, por mais uma vez vir a público e dar voz aos direitos dos animais . Somos contra Eutanásia de animais resgatados em situação de maus-tratos. continuar lendo

    Força a todos os Presidentes das OABs. O Brasil não pode ter retrocesso. Eutanásia Não é uma opção! A questão dos Animais NA rua é uma questão Psicossocial que atinge inclusive crianças! Influi diretamente na Desestabilização Emociona Humana!!! As legislações em vigor são Claras e nossa Lei Maior/88 também! Pedir Eutanásia á animais que o próprio Estado tem sua Tutela é no mínimo DESUMANO! continuar lendo

    Boa noite, eu venho parabenizar a todos que unanimemente estão engajados juntamente com o Ministro Gilmar Mendes, na luta contra essa prática arbitrária, cruel e atroz, contra os animais que são resgatados em situações de maus tratos que é a eutanásia e agradecer por vocês lutarem por nossos animais que sofrem de fome, sede, enfermidades e maus tratos dia e noite nas ruas de nosso país. Que Deus abençoe
    vocês grandemente, pois vocês são a voz deles, em um mundo aonde pessoas perversas, egoístas e cruéis querem tirar a única coisa que eles ainda tem nesse mundo materialista, que é o direito de respirar, de viver..deixo para a sua meditação o versículo que se encontra no livro de provérbios_ capítulo 12 versículo 10 que diz:
    Que o justo atenta para a vida de seus animais..
    Deus abençoe o Ministro Gilmar Mendes e a todos que de mãos dadas lutam para impedir
    que ceifem a vida de nossos animais em nossa nação..Feliz é a nação, cujo Deus é o Senhor..e Deus é amor.. continuar lendo

    Realmente seria uma absurdo, eutanaziar animais em estado de abandono ou mal tratos pois isso seria mais um sofrimento para eles! Eles já sofrem tanto, nas mãos de gente cruel, passam fome, são usados
    para rinhas, enforcados, esfaqueados, violentados, apedrejados, chutados, etc, etc! O governo deveria é ampara-los tanto em abrigos como em casos dos necessitados de médicos! Não eutanazia-los! São criaturinhas de Deus, que tem alma, amor e devoção as pessoas! Jamais aceitaria isso para eles! E peço as autoridades e a justiça para embargar uma atitude tão cruel, desumana e arbitrária! Que Deus ilumine o coração desses juizes e parlamentares e que de direito possam resolver ou interferir nesse problema! continuar lendo