Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caça de javalis terá debate em Brasília

    Portaria do IBAMA que autoriza abates será alvo de debates

    há 5 anos

    Na terça-feira (18), a partir das 14h, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai discutir no Plenário 8 da Câmara dos Deputados a Instrução Normativa Nº 12/2019, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que permite o uso de cães e armas brancas na caça de javalis.

    Entre os convidados que já confirmaram presença estão o presidente da Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Animais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Reynaldo Velloso, que além de advogado, é biólogo e ambientalista, o diretor da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do IBAMA, João Pessoa Riograndense, o biólogo do Instituto Luisa Mell, Frank Alarcón, o gerente de pesquisa da organização World Animal Protection, Maurício Forlani e a sócia-fundadora da ONG dos Peludos, de Farroupilha (RS), Arlene Lazzari.

    A Instrução Normativa Nº 12/2019 é resultado de uma atualização nas regras de caça de javalis estabelecidas pelo IBAMA, que tem como presidente Eduardo Fortunato Bim, nomeado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que quando concorreu à eleição para deputado federal no ano passado teve como uma das principais bandeiras a defesa da caça.

    A nova portaria é vista como um retrocesso para a questão do bem-estar animal, ainda mais considerando que o uso de armas brancas e o condicionamento de cães para atacar outros animais foge de qualquer legislação que considera o mínimo de bem-estar envolvendo até mesmo animais que, introduzidos no Brasil por intervenção humana com fins econômicos, hoje são classificados como “pragas”.

    A permissividade e o incentivo ao uso de cães e armas brancas dão o aval para que animais sejam mortos da maneira mais bárbara possível, além de colocar também em risco a vida de cães que serão utilizados na linha de frente por caçadores. Antes da atualização das regras de caça, tanto os javalis quanto os javaporcos já eram mortos de forma brutal; e isso pode ser confirmado em uma rápida pesquisa via Google.

    A Audiência Pública tentará jogar luz na questão e debater o término do que os defensores dos animais consideram como maus-tratos nesta questão: o massacra dos javalis e a utilização de cães, que na maioria das vezes são mortos na empreitada.

    • Publicações163
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações728
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caca-de-javalis-tera-debate-em-brasilia/722204938

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Quem pode ser tão idiota de sugerir matar javalis com.faca ou usar um cachorro? Javali é selvagem, nem dá pra chegar perto, mata cachorros e pequenos animais e pode matar até seres humanos. Essa notícia é séria ou é palhaçada? continuar lendo