Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

OAB/RJ: Preocupação agora é saber se o incêndio no Museu Nacional afetou os animais do Zoológico

há 6 anos

Nesta segunda-feira (3), pela manhã, os membros da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ estarão no Jardim Zoológico do RJ.

Eles irão verificar a necessidade ou não de um possível plano de manejo de alguns animais em virtude do incêndio gigantesco que destruiu todo o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, que está localizado próximo ao Zoo.

Segundo as primeiras informações o Zoológico não foi afetado pelo incêndio e não foram verificadas maiores complicações para os animais. Nem de inalação de fumaça e tampouco de estresse pelo acontecimento.

Após, eles irão verificar se o incêndio causou a morte de alguns animais que habitam as proximidades do Museu.

A tragédia destruiu todo o acervo do Museu das pesquisas com Arqueologia, invertebrados, Paleontologia, além da parte histórica de todo o Brasil, laboratórios, exposições, registro do Brasil desde o império. Foram destruídas mais de 20 milhões de peças do acervo histórico nacional e internacional.

A assessoria do Museu Nacional informou que ainda não está claro o que deu início ao incêndio, sendo necessário esperar o trabalho dos bombeiros para obter mais informações. Embora domingo seja um dia de visitações frequentes, o museu fechou às 17h e, após este horário, não havia mais ninguém no local além dos funcionários de segurança. No momento em que as chamas começaram a se alastrar, quatro vigilantes estavam no prédio.

O presidente da CPDA/OAB, Reynaldo Velloso, disse que irá fazer uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) para que a instituição apure as responsabilidades. “Estamos diante de uma flagrante negligência com o patrimônio público”, finalizou.

  • Publicações163
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações875
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-rj-preocupacao-agora-e-saber-se-o-incendio-no-museu-nacional-afetou-os-animais-do-zoologico/620600783

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns pela ação. Nós, defensores dos animais, precisamos de informações a respeito. continuar lendo