Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Velloso: greve deve servir para reflexões sobre investimentos em formas alternativas de transportes.

    há 6 anos

    O Biólogo e Ambientalista, Reynaldo Velloso, disse em entrevistas às Rádios do Sistema Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que devemos tirar lições da greve dos caminhoneiros e repensarmos as alternativas de transportes com investimentos nas fontes menos poluentes e mais baratas.

    “Existem diversos tipos de combustíveis. Uns já são conhecidos, como o álcool, a gasolina, o gás natural e o diesel, mas já existem alternativas plausíveis para os transportes. Acredito que está na hora do Brasil promover investimentos em opções viáveis, como o Carro a AR ou o Carro Elétrico.”

    “Não existem investimentos em ferrovias e hidrovias no país. Estamos reféns de uma política equivocada, com planejamento zero.”

    "O Brasil já desenvolve testes com o biometano, que é extraído de matéria orgânica em decomposição, mas acredito na viabilidade da energia eólica."

    Como assim?

    RV: As opções são os combustíveis fósseis, os vegetais e as fontes alternativas.

    É possível esclarecer melhor?

    RV: Sim. O Gás Natural, a Gasolina e o Diesel são exemplos de combustíveis fósseis, mas com categorias diferentes.

    Considerado o combustível fóssil mais limpo, o Gás Natural é hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos. É considerado sem toxidade e eliminando facilmente na atmosfera.

    O Óleo Diesel deriva-se também do petróleo mas é menos poluente. Formado principalmente por átomos de carbono e hidrogênio. É um produto inflamável, volátil, límpido e isento de material em suspensão.

    A Gasolina é formada por hidrocarbonetos e compostos de carbono, hidrogênio, enxofre, nitrogênio e compostos metálicos. Derivada do petróleo, ela costuma ganhar a sua conhecida forma por meio da destilação. Considerada poluente.

    Existem outras opções?

    RV: Sim. Tratando-se de combustíveis vegetais temos o Biogás, o Biodiesel e o Etanol.

    O Biogás é o produto final da reação de resíduos orgânicos como lixo doméstico, resíduos de atividades agrícolas e pecuárias, lodo de esgoto, entre outros.

    As bactérias anaeróbias agregam temperatura, umidade e pH, produzindo o biogás.

    O Etanol ou Álcool é o mais ecologicamente correto, pois se origina da cana-de-açúcar.

    Por fim, o Biodiesel. É um óleo retirado das plantas e misturado ao álcool. Em seguida passa por um processo de catalisação para ser aproveitado.

    Para a produção do biodiesel podem ser utilizados também o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja e outros.

    E as fontes alternativas?

    RV: Como fontes alternativas e mais baratas, temos a energia elétrica, a energia eólica e o Hidrogênio.

    A energia elétrica é muito eficaz. Verificada nos veículos automotores que utilizam pelo menos um motor elétrico para acionamento das rodas. Possuem alta eficiência energética e baixa ou nenhuma emissão de poluentes e de ruídos.

    Os testes com Hidrogênio ainda estão em fase embrionária para veículos, embora já sejam utilizados em foguetes. A base principal é a propulsão.

    Deixei para o final, a energia eólica, por considerá-la a mais viável em médio prazo. É o carro a Ar. Isso mesmo, Ar. É o Carro Eólico, barato e simples. Possibilidade de rodar 4.000 km com apenas um tanque.

    Neste caso, o veículo é impulsionado por um motor de dois cilindros a ar comprimido, que em seguida é armazenado em tanques de plástico reforçado com fibra de vidro ou de carbono e após, é submetido a uma forte pressão e em seguida impulsiona o auto.

    Já existem testes aprovados nos EUA, na Colombia, no Japão e na França para a sua utilização nos transportes. Vários protótipos já estão rodando com resultados aprovadíssimos. O acabamento é o melhor possível, pois os motores são pequenos e as engrenagens são mínimas.

    Agressão zero ao meio ambiente, sem danos à saúde, e geração de empregos sem precedentes. É o futuro, hoje!

    Nas fotos, os carros eólicos colombiano e o francês.

    • Publicações163
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações190
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/velloso-greve-deve-servir-para-reflexoes-sobre-investimentos-em-formas-alternativas-de-transportes/582634813

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)