Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Velloso: animais são entes queridos das famílias e não bens para descarte.

Sentenças para estabelecer a guarda dos animais são baseadas na proteção dos filhos humanos.

há 6 anos

O Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB do Estado do Rio de Janeiro (CPDA), Reynaldo Velloso, disse nesta semana, em entrevistas distintas às Rádios Tupi, Rio de Janeiro, a TV Record e às Rádios integradas ao Sistema Brasileiro de Comunicação, que o ser humano não é o único sujeito de deferência moral, pois os princípios de igualdade, justiça, proteção e dignidade devem ser aplicados também a todos os demais seres viventes.

“As tradições, os costumes e a sociedade estão em constantes mudanças. É natural que o Direito também mude, se adapte, evolua. As leis não são estáticas, frias. A Justiça deve estar pronta para atender aqueles que dela necessitem", disse ele.

Nesta semana o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, a pedido de uma mulher, que o ex-companheiro dela deve assumir parte dos gastos com os cães e gatos que ela possui. Embora a justiça não conceda pensão alimentícia para animais, a decisão judicial apresentou uma alternativa para preservar a relação entre o tutor e seus animais e garantir a subsistência destes com alimentação, possíveis tratamentos veterinários e custos com remédios.

Velloso afirmou que não há lei específica sobre o tema, e como os animais são considerados na maioria das vezes membros da família, o Judiciário, por analogia, equipara a guarda dos animais de estimação - considerados na maioria da doutrina como pessoas não humanas - ao previsto no Código Civil, no Capítulo que define A Proteção dos Filhos e descreve os casos de guarda compartilhada e unilateral.

Para o presidente da CPDA," A Justiça começa a entender que o animal não pode ser incluído entre as partes comuns dos bens a serem divididos, mas sim como um ser senciente prestes a ser afastado da convivência que estabeleceu de amor e carinho e portando, deve merecer adequada consideração ".

“Já existe inclusive a possibilidade de confecção de pacto antenupcial que inclua cláusula relativa à guarda do animal em casos de dissolução conjugal”, completou Velloso.

A Constituição Federal reconheceu que os animais não humanos são dotados de sensibilidade, reconhecendo sua condição de vulnerabilidade, e garantindo o direito fundamental à vida, à integridade física, à liberdade e dignidade, sendo expressamente proibida a adoção de práticas que coloquem em risco sua função ecológica, que provoquem a sua extinção ou os submetam à crueldade.

A sentença do TJ/RJ poderá influenciar novas decisões e fazer com que casos como este tenham sempre um final menos doloroso para os animais e que os ex-consortes, continuem a compartilhar o afeto e a atenção pelo animalzinho querido, ao invés de privá-lo do carinho que sempre teve, doando-o ou simplesmente relegando-lhe ao abandono.

  • Publicações163
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações581
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/velloso-animais-sao-entes-queridos-das-familias-e-nao-bens-para-descarte/568673645

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa noite, o continuar lendo

Boa continuar lendo

Bom dia. Quero fazer meu TCC sobre esse assunto, mas estou com receio de não conseguir aprofundar corretamente o assunto, pois não encontro muito material sobre o assunto. continuar lendo