Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Rio sediará Workshop sobre esporotricose

há 8 anos

Rio sediar Workshop sobre esporotricose

O Rio de Janeiro enfrentou no primeiro semestre deste ano uma epidemia de esporotricose, doença causada por fungo e caracterizada por lesões na pelé. Ela afeta principalmente gatos e pode ser transmitida para os humanos.

No Rio, os animais suspeitos de infecção podem ser encaminhados para tratamento no Centro de Zoonoses Paulo Dacorso Filho ou à Unidade de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman. Para marcar consulta é preciso agendar um horário pelo telefone 1746.

Caso a lesão seja observada na pelé de uma pessoa, é necessário ir a uma unidade municipal de saúde.

De acordo com a prefeitura, nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 824 casos de animais infectados no Rio.

A esporotricose, também conhecida como doença do jardineiro, é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que é encontrado na vegetação.

A contaminação ocorre quando o fungo entra em contato com uma ferida ou corte na pelé durante a manipulação de plantas, terra, palha e madeira com farpas. O gato infectado, ou qualquer outro bicho, pode transmitir a doença para o ser humano por meio de arranhões e mordidas.

Pensando neste problema, o Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, e a Veterinária Rosangela Ribeiro, Gerente de Programas Veterinários da World Animal Protection, Ong reconhecida mundialmente, reuniram-se na Sede da OAB-RJ e acertaram a realização do I Workshop de Esporotricose e Tratamento Ético, a ser realizado no dia 9 de dezembro, de 9 às 15 horas, no Plenário da OAB, na Av. Marechal Câmara, 150, 4/ andar.

Um time de especialistas estará discutindo o tema e formas de controlar esta enfermidade de forma ética, humanitária e sustentável.

A entrada será gratuita e o evento terá transmissão ao vivo pela TV WEB OAB.

Na foto, Rosangela Ribeiro, da ONG e o presidente da CPDA/OAB-RJ, Reynaldo Velloso: parceria pelos animais.

  • Publicações163
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações149
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rio-sediara-workshop-sobre-esporotricose/261101387

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)